domingo, 8 de maio de 2011

Ambiente SAP para treinamento Grátis

O mundo SAP é extremamente restrito e existem diversas dificuldades para as pessoas que querem conhecer o sistema mais utilizado no mundo pelas gigantes globais.

O SAP diferente das tecnologias comercializadas pelas gigantes: Microsoft, Oracle e IBM entre outras não se encontra em versões “Express” ou “beta” onde você pode fazer o download da tecnologia e estudar em casa por conta.

Para ter acesso ao sistema SAP é necessário trabalhar em uma empresa que tenha o sistema e neste caso com diversas restrições que não te permitirão estudar sobre algum módulo ou aprender alguma tarefa de customizing.

A SAP disponibiliza o MINI SAP para download e treinamento, entretanto ele não contempla as atividades funcionais, é simplesmente um ambiente para treinar ABAP e Web Dynpro e também não tem as tabelas standard do SAP que são utilizadas no dia-dia por consultores funcionais e técnicos.

A forma mais utilizada para se ter o acesso a um sistema SAP e conhecer suas funcionalidades é ingressando em um treinamento oferecido pela própria  SAP e também por escolas parceiras que vendem academias funcionais e técnicas do SAP.

O investimento em uma academia é bem alto e o conteúdo passado é bem dinâmico desta forma eu afirmo que o nível de entendimento  de um treinamento deste tipo para uma pessoa que nunca teve contato com o SAP é bem fraco.

Desta forma creio que se as pessoas que tem interesse em aprender sobre o SAP mais especificamente sobre a parte funcional deveriam ter um primeiro contato com o sistema antes de investir em uma academia, e pesquisando pela internet em “Alemão” descobri uma solução para quem quer aprender um modulo funcional e não trabalha em uma empresa que tem o SAP.

A Consolut “http://www.consolut.com/” consultoria alemã parceira da SAP disponibiliza um ambiente SAP IDES para treinamento gratuitamente, onde você poderá conhecer o sistema, aprender a navegar e também dar os primeiros passos na customização com os tutoriais que irei postar para vocês.

Segue abaixo o procedimento para conseguir o seu usuário para começar a conhecer o mundo SAP.

1.       Acesse o seguinte link e preencha as informações conforme solicitado: 



































Em seguida clique em Executar.

2.       Você verá uma mensagem como essa:












3.    Em aproximadamente dois dias você estará recebendo o seu usuário para que possa começar a utilizar o SAP.

Agora que sabemos que temos um servidor grátis para conhecer e treinar SAP devemos nos preparar para utilizar este beneficio e qual é nosso próximo passo?
Veja em nosso próximo tutorial  “Instalando o SAP GUI”.
Um forte abraço e até a próxima.

“Ensinar é uma maravilhosa forma de expandir o seu próprio conhecimento”

24 comentários:

  1. Cara, parabéns pela dica enviada no fórum!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Não consigo acessar esse site o mesmo gera um erro

    ResponderExcluir
  3. Você deve acessar o site com o navegador Internet Explorer, pois outros navegadores como o Crhome não suporta Web Dinpro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, MUITO OBRIGADO por esta dica...estou esperando os 2 dias para receber o acesso. Contribuindo com o Luiz Burgo, no Firefox tb funciona. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Thank you very much, I will be waiting for my user. You know if can I access PI development ? Thanks!

    ResponderExcluir
  6. I've tried using my google count to post, but it didnt accept. Whatever, comments above belongs to Luiz Carlos (Souza.luiz@gmail.com). Thanks again !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, :)
    o meu esta dando erro no iso code country,

    ele pede para que eu coloque os use a valid iso code - e.g. US, GB, DE, IN, CN ETC.

    Qual devo colocar?

    abs,

    ResponderExcluir
  8. Loguei neste ambiente e o mesmo realmente existe, tem as tabelas completas, mas para treinar deverdade os desenvolvimentos ABAP com as tabelas todas (BSEG, KNA1, etc) ainda não dá, pq eles não deixam criar nenhum objeto, nem programas na SE38, nem função, nada... Se alguém souber de um ambiente de treinamento realmente aberto para treinar??? preciso treinar meu filho com as tabelas do SAP, sem as tabelas ele já treinou nu MiniSap.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Anonimo, quando eu fiz o meu cadastro eu marquei que tinha interesse tem todas as areas. E eles me mandaram o email com a seguinte parte para develop.

    Logon Information for MiniSAP N4S Client 500 for ABAP Development Training & Full BI Access with RSA1 etc.:

    User: xxxxxxxx
    Password: You need to request this daily at: http://www.ides.consolut.eu/user

    Login URL: http://minisap.consolut.eu:8001/sap/bc/gui/sap/its/webgui

    Sera que isso resolveria o seu problema? Eu estou iniciando agora e nao tenho muito conhecimento...

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa noite.
    Não consigo fazer o login, sempre da a mensagem de erro 'o nome ou a senha não está correto' como faço para solicitar um novo login?

    ResponderExcluir
  11. A Senha expira a cada todos os dias, desta forma é necessário solicitar uma senha todos os dias utilizando o seguinte link:
    http://www.ides.consolut.eu/user
    Lembrando que é necessário utilizar o internet explorer, pois não funciona em todos os browsers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, ao clica neste pagina abre uma telinha solictando user e senha. Como faço a partir daí?

      Excluir
  12. Pra mim aparece o seguinte erro após colocar "PT" como idioma para logar no sistema.
    E62: connection to partner 'ides.consolut.eu:3299'broken

    Alguém poderia me informar do que se trata e como resolver?

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  14. Ok. Depois de receber o cadastro e instalar o SAP Gui, como faço para configurar o servidor de acesso ao SAP IDES Grátis?.
    No aguardo e meu email é vinimachadobr@yahoo.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://sapsdbrasil.blogspot.com.br/2011/05/configurando-o-ambiente-sap-gratis-para.html

      Excluir
  15. Pessoal boa tarde,
    Alguém pode me ajudar ...estou tentando reiniciar minha senha e não estou conseguindo, pois nenhum dos e-mail esta chegando na minha caixa de correio eletrônico.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado por compartilhar, será de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  17. Eu tento fazer o download no 4shared
    mas pede senha, qual senha uso para fazer o download?
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Pessoal este link que estou colocando está funcionando sem pedir senhas:

    http://www.4shared.com/get/JjZEQnns/SAP_GUI_710.html



    Acabei de pegar e instalar.

    ResponderExcluir
  19. Ola pessoal estou tentando conectar no sap gui e tenho o seguinte erro.
    "partner 'ides.consolut.eu:3299' not reached
    wsaewoudblock:resource temporarily unavailable"
    Como fasso para corrigir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consigo mais entrar neste site: http:\\ides.consolut.eu para renovar a senha diária, por que será?

      Excluir
  20. Pessoal, não consigo abrir o link abaixo.Já tentei em todos os browsers.Vocês conseguiram realizar o cadastro?

    https://www.ides.consolut.eu/sap/bc/gui/sap/its/zuser_req

    ResponderExcluir