domingo, 23 de outubro de 2011

Parte 1 - Estrutura Organizacional SD


Nesta série de artigos aprenderemos o que é uma estrutura organizacional de vendas e distribuição, o que a compõe e como configurar-la.
Este primeiro artigo tem como objetivo dar uma breve abordagem sobre os principais conceitos contidos na estrutura organizacional do SAP para vendas e distribuição e sua integração com outros módulos.

Agora vamos ao que interessa:

Estrutura Organizacional

Elementos Organizacionais de Vendas e Distribuição – Conceitos
No sistema SAP ECC, é possível utilizar diversas estruturas para representar a estrutura jurídica e organizacional de uma empresa.
É possível estruturar sob o ponto de vista da contabilidade, administração de materiais, vendas e distribuição, financeiro, é possível combinar essas estruturas.
As estruturas de organização formam uma estrutura em que é possível processar todas as transações de negócio de uma empresa.

Organização de Vendas
A organização em vendas e distribuição é representada no sistema através das organizações de vendas. Toda organização de vendas representa uma unidade de vendas no contexto jurídico, que é responsável, por exemplo, pelo compromisso com o produto e outras solicitações de recursos feitas pelos clientes. A repartição regional do mercado também pode ser executada através das organizações de vendas. Cada transação comercial é processada dentro de uma organização de vendas.

Canais de Distribuição
Para preparar-se para o mercado da melhor forma possível, o módulo de Vendas e Distribuição trabalha com diversos canais de distribuição. Esses canais representam um meio de distribuição de mercadorias. Por exemplo: o comércio varejista, atacadista, consumo industrial ou vendas diretas representam formas conhecidas de canais de distribuição.
Dentro de uma organização de vendas, um cliente pode ser abastecido por diversos canais de distribuição. Além disso, o dado mestre de materiais relevantes para vendas, como preços, quantidade mínima do pedido, quantidade mínima a ser fornecida e centro fornecedor, podem ser diferentes para cada organização de vendas e canal de distribuição.

Setor de Atividade
No sistema SAP ECC, é possível definir uma organização de vendas específica de setor de atividade. É possível definir grupos de produtos, isto é, setores de atividade, para uma grande variedade de produtos.
Para cada setor de atividade, é possível fazer acordos específicos de cliente sobre, por exemplo, remessas parciais, determinação de preço e condições de pagamento. Dentro de um setor de atividade, o usuário pode efetuar análises estatísticas ou preparar uma comercialização separada.

Área de Vendas
Uma área de vendas é definida como uma combinação de organização de vendas, canal de distribuição e setor de atividade. Através da área de vendas, é possível especificar os materiais a serem vendidos através de um canal de distribuição.
Dentro de uma área de vendas, é possível efetuar análises. Por exemplo, é possível analisar as vendas dentro de uma área de vendas. Todos os dados relevantes para vendas ( produtos e clientes)  devem ser definidos por área de vendas. Por exemplo, o usuário pode definir um acordo sobre preços específico de cliente para cada área de vendas.

Escritório de Vendas
Os aspectos geográficos da organização em aquisição e vendas são definidos através do conceito de escritório de vendas. Um escritório de vendas pode ser considerado como uma subsidiária. Por exemplo, seria possível designar um representante de vendas como um escritório de vendas.
Os escritórios de vendas são atribuídos às áreas de vendas. Se o usuário entrar uma ordem de cliente para um escritório de vendas dentro de determinada área de vendas, o escritório de vendas deve ser atribuído àquela área.

Local de Expedição
As entidades organizacionais independentes, como locais de expedição, são responsáveis pela programação e processamento de remessas para os clientes e remessas de reabastecimento para os depósitos.
Uma remessa é sempre executada por um único local de expedição. O local de expedição é determinado pelos seguintes critérios:
                Centro fornecedor ( depósito )
               Tipo de expedição (por exemplo, trem, caminhão)
                Equipamento de carga necessário

Integração SD/MM
Os centros com autorização para vendas são determinados para cada organização de vendas, de acordo com o canal de distribuição, de modo que uma organização de vendas possa vender mercadorias de diversos centros. É possível atribuir um centro a diversas organizações de vendas. Todas essas organizações de vendas podem vender a partir desse centro.
É possível diferenciar melhor entre os centros pertencentes a uma organização de vendas, sob a visão de vendas através do canal de distribuição. Para determinados centros dentro de uma organização de vendas, é permitido o canal de distribuição "vendas de centro", mas não para os demais.

Em nosso próximo tutorial veremos como criar nossa organização de vendas.

Veja em: Parte 2 - Estrutura Organizacional - Organização de Vendas.

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